Cupom de Desconto Oferta Ideal
Pix: contatos do celular poderão ser integrados ao Pix em abril

Compartilhar

Pix: contatos do celular poderão ser integrados ao Pix em abril

Em abril, o Banco Central anunciou que será possível que os usuários do Pix integrem os seus contatos do celular com a ferramenta.

Resumo do Artigo:

Pix: contatos do celular poderão ser integrados ao Pix em abril

A partir do dia 1º de abril, os usuários do Pix poderão integrar os seus contatos pessoais do celular diretamente à plataforma de transferências e pagamentos do Banco Central (BC) de acordo com o Diário Oficial da União.

Dados cadastrais - mais uma novidade do Pix

Outra novidade, que também tem início em abril, é que os usuários poderão - caso mudem de nome - solicitar a alteração das informações cadastrais sem a necessidade de excluir e registrar a chave novamente.

O que é e como funciona o Pix?

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo anunciado pelo Banco Central, com a proposta de ser um meio mais seguro e rápido para realizar as transações.

Pix: contatos do celular poderão ser integrados ao Pix em abril

O Pix facilita muito as nossas vidas, principalmente quando você tem que transferir aquele dinheiro urgente e, com poucos dados, é possível realizar a transação de maneira rápida e segura.

A partir do dia 1º de abril, os usuários do Pix poderão integrar os seus contatos pessoais do celular diretamente à plataforma de transferências e pagamentos do Banco Central (BC) de acordo com o Diário Oficial da União. De acordo com a organização, esse recurso está sendo implementado com o objetivo de facilitar a identificação dos usuários que cadastraram o número de celular como chave Pix, a fim de simplificar e tornar ainda mais prático o pagamento. A funcionalidade de verificação de chaves registradas se aplica ao número de telefone celular e endereço de e-mail.

A partir de segunda-feira (22), as instituições participantes do Pix terão que informar aos seus clientes sobre o novo recurso que será implementado em abril e a possibilidade de integração dos contatos. De acordo com a resolução do Diário Oficial da União, essa informação deve ser transmitida em tempo hábil para que, caso desejado, o cliente possa solicitar a exclusão de sua chave Pix. 

Dados cadastrais - mais uma novidade do Pix

Outra novidade, que também tem início em abril, é que os usuários poderão - caso mudem de nome - solicitar a alteração das informações cadastrais sem a necessidade de excluir e registrar a chave novamente. Para o Banco Central, esse recurso facilita o ajuste das chaves quando um usuário altera o nome após o casamento, por exemplo, ou uma empresa altera o nome fantasia do estabelecimento. Além disso, será permitido também que o usuário final possa solicitar o vínculo de seu nome social à chave Pix. 

Também houve mais uma mudança no Regulamento do Pix, a fim de impedir que as instituições fizessem limites do número de transações Pix, tanto para envio quanto para recebimento. Para o Banco Central, essa vedação é necessária para garantir condições competitivas iguais entre os diferentes instrumentos de pagamento.

O que é e como funciona o Pix?

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo anunciado pelo Banco Central, com a proposta de ser um meio mais seguro e rápido para realizar as transações. O Pix permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos e 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados, bastando digitar o CPF, número de celular, e-mail ou chave Pix de seu contato.