Cupom de Desconto Oferta Ideal
Telegram: o que é, como funciona e quais as suas vantagens

Compartilhar

Telegram: o que é, como funciona e quais as suas vantagens

Precisa estar conectado a um aplicativo de mensagens que não fique constantemente fora do ar? O Telegram é um aplicativo russo muito conhecido pela sua segurança e eficiência. Conheça um pouco mais sobre esse aplicativo de mensagens e saiba como instalá-lo em seu computador e celular.

Resumo do Artigo:

O que é o Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens russo, cujo conteúdo fica armazenado na nuvem. Foi criado em 2013, e ganhou muita popularidade nos últimos anos devido às grandes falhas de seus rivais, como o WhatsApp e Messenger, servindo como uma alternativa. O aplicativo possui versões para smartphones, desktops e para navegadores web, estando disponível para Android, IOS e Windows Phone.

Como funciona o Telegram

Baixe o aplicativo em seu computador ou celular, cadastre o seu número de telefone, sincronize os seus contatos e comece a usar o Telegram!

Vantagens e desvantagens do Telegram

O Telegram possui inúmeras vantagens, como: envio de arquivos com até 2GB, acesso ao computador sem a necessidade do celular e armazenamento em nuvem. No entanto, o aplicativo não é tão popular, o que faz com que inúmeros contatos não o tenham.

Como baixar e usar o telegram

Você pode baixar o Telegram em seu celular ou computador (ou os dois!). É um processo muito simples, acompanhe o passo a passo e tire as suas dúvidas.

É difícil passar o dia sem abrir os aplicativos do celular, principalmente os de mensagem, que têm facilitado tanto a nossa vida. Seja para fins profissionais ou pessoais, sempre estamos usando os aplicativos de mensagem para nos comunicar de forma rápida e prática com outras pessoas, enviar vídeos, imagens e documentos.

No entanto, na medida em que esses aplicativos facilitam (e muito) o nosso dia-a-dia, eles também podem acabar nos prejudicando por conta de falhas de conexão e mau funcionamento. O Telegram deve o seu grande sucesso, principalmente, por falhas de aplicativos como o WhatsApp e Messenger, que, em 2020, chegaram a ficar até 24h fora do ar! Com essa falha em escala mundial, muitas pessoas saíram no prejuízo, principalmente as que usavam os aplicativos para fins profissionais, e se viram obrigadas a tentar uma nova alternativa de comunicação, optando pelo Telegram. Conheça um pouco mais sobre o aplicativo e saiba como usar.

logo do Telegram

O que é o Telegram

O Telegram é um aplicativo de mensagens russo, cujo conteúdo fica armazenado na nuvem. Foi criado em 2013, e ganhou muita popularidade nos últimos anos devido às grandes falhas de seus rivais, como o WhatsApp e Messenger, servindo como uma alternativa. O aplicativo possui versões para smartphones, desktops e para navegadores web, estando disponível para Android, IOS e Windows Phone.

O aplicativo é muito semelhante ao WhatsApp, possibilitando que o usuário troque mensagens rápidas, imagens, vídeos e documentos, no entanto, hoje, o Telegram é visto como um aplicativo mais profissional, onde os usuários optam por um ambiente mais limpo e focado, diferente do WhatsApp, onde estão reunidos os amigos e a família, trocando mensagens descontraídas o dia todo.

Um grande ponto positivo do Telegram é a sua segurança, onde todas as mensagens  são criptografadas e protegidas, impossibilitando que haja algum vazamento do conteúdo compartilhado pelos usuários do aplicativo.

Como funciona o Telegram

Você pode usar o Telegram pelo seu navegador, ou instalando o aplicativo em seu celular ou computador. Após realizar um desses passos, cadastre o seu número de celular e adicione uma foto de perfil.

Os seus contatos que possuírem o aplicativo, automaticamente aparecerão na lista para você iniciar uma conversa. Todo o conteúdo do aplicativo é armazenado em nuvem, ou seja, não interfere na memória do seu celular, passando tranquilidade para quem precisa participar de diversos grupos de trabalho.

O Telegram também se destaca no envio de documentos e mídias, já que, diferente de seus outros concorrentes, o tamanho limite para enviar arquivos é de 2GB, além de enviar as mensagens rapidamente.

Vantagens e desvantagens do Telegram

O Telegram já foi mais do que aprovado pelos seus usuários, tanto pela segurança e eficiência, no entanto, ainda existem pontos que são vantajosos, e outros que nem tanto. Vamos comparar algumas características com o seu maior concorrente no momento, o WhatsApp:

  • Acesso no computador: Quando logamos no WhatsApp Web, temos que usar o celular e mantê-lo conectado, caso contrário, o acesso no desktop é interrompido. Já com o Telegram, você usa o celular apenas para acessar a primeira vez, sem a necessidade de mantê-lo conectado na internet.
  • Contatos: Mesmo com a crescente procura pelo Telegram, ele ainda não é um aplicativo tão popular quanto o WhatsApp, podendo ser difícil encontrar contatos que tenham o aplicativo.
  • Envio de arquivos: No WhatsApp, o limite de tamanho para o envio de alguma mídia é de 16MB, já no Telegram, o limite é de 2GB! Muito vantajoso para quem precisa enviar arquivos e documentos pesados.
  • Exclusão de mensagens: No Telegram você pode apagar mensagens para todos os contatos sem um tempo limite, e ainda tem a opção de editar sem que ninguém seja notificado. No WhatsApp, é possível apagar as mensagens, mas apenas durante algum tempo, depois só é possível apagar para você.
  • Armazenamento na nuvem: Diferente do WhatsApp, onde as conversas e mídias ficam armazenadas no seu celular, o Telegram conta com o armazenamento em nuvem.

Como baixar e usar o telegram

No celular

Para usar o aplicativo no seu smartphone, o método de download é igual para o Android, IOS e Windows Phone, basta procurá-lo pela barra de pesquisa e instalar.

aplicativo Telegram no catálogo da Play Store

Depois de finalizar o download e a instalação, você será redirecionado para a página inicial do aplicativo, onde é só prosseguir para iniciar o cadastro.

tela inicial do Telegram no aplicativo móvel

Para poder prosseguir e começar a usar o aplicativo, você terá que cadastrar o seu número de celular, e em seguida o Telegram enviará um código de confirmação.

área para colocar o número do celular
espaço para inserção do código de confirmação

Após o recebimento do código e a confirmação no aplicativo, você será redirecionado para uma área onde deverá preencher o seu nome e, se quiser, colocar sobrenome e foto de perfil.

Espaço para colocar nome (obrigatório), sobrenome e foto de perfil (opcional)

Depois desse passo, o Telegram vai solicitar acesso aos seus contatos para listar automaticamente os que já possuem uma conta no aplicativo.

Permição para o Telegram acessar os contatos

Pronto! Você já pode mandar mensagens, fazer grupos e até chamadas pelo aplicativo. Para iniciar uma conversa você pode abrir a barra lateral e usar qualquer uma das opções disponíveis.

No computador

Para baixar o Telegram no computador, em qualquer um dos sistemas operacionais, você deve acessar o site oficial da plataforma e selecionar qual o seu sistema. 

O site faz uma varredura e identifica automaticamente se o seu PC possui o Windows, MAC ou Linux, no entanto, caso não tenha dado certo, você pode selecionar em “Mostrar outras plataformas”

Site para instalar o Telegram no computador, com possibilidade de escolher os sistemas operacionais

Depois de realizar o download, abra o arquivo para instalação, selecione o idioma desejado e a localização do programa.

idioma em que o programa será instalado
local no computador onde o programa será salvo

Avance para finalizar a instalação. Depois de instalado na sua máquina, o aplicativo iniciará e você será redirecionado à página inicial.

página inicial do aplicativo no computador

Para conseguir usar o Telegram no seu computador, será necessário o uso do celular - mas apenas para o primeiro acesso - onde você confirmará o login pelo número de telefone, ou scaneando o QR Code.

confirmação por número de telefone
confirmação por QR Code

Depois disso, você terá acesso a todos os seus contatos no computador, podendo mandar mensagens, mídias e arquivos, assim como no aplicativo móvel! O melhor de tudo é que o seu celular não precisa estar conectado.

Sendo assim, o Telegram é uma ótima alternativa para quem deseja um aplicativo de mensagens rápido, seguro e que não possui histórico de falhas de conexão!