Cupom de Desconto Oferta Ideal
Roupas para ciclismo: conheça os tipos, suas vantagens e outras dicas

Compartilhar

Roupas para ciclismo: conheça os tipos, suas vantagens e outras dicas

O ciclismo encanta pessoas no mundo todo, é um esporte que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Conheça um pouco mais sobre esse esporte e saiba quais roupas usar para aumentar o desempenho e quais os equipamentos que não podem faltar na hora da pedalada!

Resumo do Artigo:

O que é ciclismo?

O ciclismo é uma modalidade esportiva muito popular, trabalhando várias partes do corpo, ideal para quem deseja um exercício ao ar livre.

Importância do equipamento de ciclismo

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório constar nas bicicletas espelhos retrovisores, buzina e refletores, no entanto, itens como luvas, óculos, joelheiras, coletes e capacetes não são obrigatórios, mas muito importantes na hora de garantir a segurança.

Importância da roupa de ciclismo

É possível praticar ciclismo com as roupas que você tem disponível, no entanto, roupas para ciclistas são confeccionadas para dar mais conforto na hora de pedalar e melhorar o desempenho na atividade. Conheça algumas peças importantes que fazem parte do dia a dia dos atletas.

Outros acessórios para ciclismo

Além das roupas específicas para melhorar o desempenho do ciclista, existem outros equipamentos e acessórios de extrema importância na hora de pedalar, confira.

Dicas 

  • Escolha a bicicleta ideal.
  • Coloque adesivos refletores na sua bicicleta.
  • Use espelhos retrovisores na sua bicicleta, assim como uma buzina para alertar os outros motoristas caso necessário.
  • Ajuste o selim em uma altura confortável.

O ciclismo é um dos esportes mais populares do mundo, sendo adotado por diferentes tipos de pessoas, que todos os dias (ou alguns dias por semana), pegam suas bicicletas e vão pedalar ao ar livre. Muito popularizado, cada vez mais surge a preocupação com a segurança e bem-estar do ciclista, voltando as atenções aos equipamentos necessários e roupas adequadas para melhorar o desempenho dessa atividade. 

O que é ciclismo?

A maioria das pessoas, com certeza, já andou de bicicleta, mesmo que apenas em um breve momento na infância, mas o ciclismo vai muito além do “andar de bicicleta”, é um esporte que trabalha várias áreas do corpo e deve ser realizado corretamente para evitar lesões musculares.

Essa modalidade esportiva surgiu no século XIX e se popularizou bem rápido, entrando nas Olimpíadas de 1896. Existem diferentes modalidades de ciclismo, são elas:

ciclista em uma prova de corrida
  • Mountain Bike - essa modalidade é praticada em pistas e terrenos irregulares, com morros, buracos e outros obstáculos, necessitando de bicicletas mais robustas;
  • BMX- a ideia é muito parecida com o motocross, onde os participantes usam bicicletas um pouco menores e disputam corridas em pistas de terra. Além disso, em algumas competições de BMX, os atletas fazem manobras e saltos com as bicicletas;
  • Ciclismo de estrada - essa é a modalidade mais conhecida, onde os atletas usam bicicletas leves e aerodinâmicas e percorrem grandes percursos.

O ciclismo tem ganhado muitos praticantes e se tornado cada vez mais popular, hoje, vemos com frequência inúmeros ciclistas no cenário urbano - que trocaram os carros e ônibus pelas bicicletas - visando a saúde e qualidade de vida.

grupo de ciclistas em uma possível competição

Importância do equipamento de ciclismo

Os equipamentos de segurança são extremamente necessários em qualquer atividade com risco, por exemplo, quando andamos de carro, é obrigatório utilizar o cinto de segurança, assim como estar vestindo o capacete ao andar de moto. Por mais que a bicicleta são seja motorizada e tão potente quanto os outros meios de transporte, o ciclista é muito vulnerável a todo tipo de acidente, já que fica muito exposto.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é obrigatório constar nas bicicletas espelhos retrovisores, buzina e refletores, no entanto, itens como luvas, óculos, joelheiras, coletes e capacetes não são obrigatórios, mas muito importantes na hora de garantir a segurança.

Importância da roupa de ciclismo

Toda atividade esportiva exige roupas especiais, desde as mais básicas como calças leggings e tênis, até coletes, tecidos térmicos e outros. É possível praticar ciclismo com as roupas que você tem disponível, no entanto, roupas para ciclistas são confeccionadas para dar mais conforto na hora de pedalar e melhorar o desempenho na atividade. Conheça algumas peças importantes que fazem parte do dia a dia dos atletas:

Bermudas de ciclismo

Pensando na qualidade do exercício, muitos ciclistas buscam bermudas específicas para pedalar, já que essas peças trazem muito mais comodidade na hora de pedalar, além disso, elas melhoram a circulação sanguínea e amenizam aquela sensação de cansaço muscular e formigamento.

Um dos pontos principais a se considerar quando se compra uma bermuda de ciclismo, é o forro acolchoado. Ele vai garantir que o impacto entre o seu corpo e o selim da bicicleta seja menor, esse forro pode ser de gel ou de espuma, de acordo com as suas necessidades e a intensidade do exercício.

Camisas de ciclismo

Assim como as bermudas, as camisas para ciclismo são feitas pensando no conforto e no desempenho do atleta.

Uma boa dica é focar em peças que possibilitem uma boa ventilação e transpiração, fazendo com que o atleta sinta menos calor. Existem dois modelos mais populares: 

  • As camisas confort, mais leves e soltas, que geralmente são escolhidas por ciclistas para passeios recreativos, sem tanto foco em corridas e provas; 
  • As camisas do modelo slim fit são bem mais justas e promovem uma melhor movimentação do atleta, ideais para ciclistas profissionais e os que realizam o esporte com maior intensidade.

Se atente a numeração e procure por modelos de camisas que melhor atendam às suas necessidades.

dois ciclistas em uma corrida

Sapatilhas para ciclismo

Claro que é possível praticar ciclismo com um tênis esportivo, no entanto, usar as sapatilhas gera mais conforto e estabilidade na hora de pedalar. As sapatilhas de ciclismo impedirão que os pés soltem dos pedais e causem algum acidente ou lesão, dando maior firmeza na hora de pedalar. Os principais modelos de sapatilhas, são:

  • Sapatilha estilo tênis - muito prática e versátil, pode ser usada no dia a dia pois assemelha-se com um tênis, então não é preciso trocar para passar o dia.
  • Sapatilha speed - diferente da anterior, o design dessa sapatilha faz com que ela seja usada apenas para pedalar. É indicada para ciclistas que andam em vias asfaltadas.
  • Sapatilha de mountain bike - prioriza a estabilidade do ciclista, é muito indicada para quem anda em terrenos instáveis e com vários obstáculos.

Luvas e meias para ciclismo

As luvas de ciclismo podem ser do tipo fechada ou aberta. As luvas fechadas são as que melhor protegem, já que envolvem tanto a palma da mão quanto os dedos, ideal para o frio. As luvas abertas protegem apenas a palma da mão, deixando os dedos livres. 

Para escolher a luva ideal, deve-se ter em mente suas necessidades, se você transpira muito, se pratica o esporte no inverno ou se tem uma grande frequência de pequenos acidentes e precisa proteger as pontas dos dedos.

As meias para ciclismo são diferentes das habituais, sendo elaboradas com materiais de maior absorção do suor, além de conforto térmico e melhor ventilação. As meias de ciclismo ainda contam com a tecnologia de compressão, ajudando a melhorar a circulação sanguínea e evitar lesões.

foto mostrando as sapatilhas e meias de ciclistas

Outros acessórios para ciclismo

Além das roupas específicas para melhorar o desempenho do ciclista, existem outros equipamentos e acessórios de extrema importância na hora de pedalar, confira:

Óculos para ciclista

Os óculos especiais para ciclismo protegem os olhos de qualquer sujeira que for ao encontro do ciclista, além de terem proteção contra os raios UV e melhorar a qualidade da visão, principalmente em pedaladas contra o sol.O seu formato é pensado especialmente para não escorregar do rosto, além de ser bem mais leve.

As lentes podem ser escuras, para sol intenso; lentes claras, para dias nublados e atividade à noite; lentes amarelas, ideais para pedalar à noite e lentes fotocromáticas que se adaptam ao ambiente.

ciclista usando capacete e óculos

Capacetes de ciclismo

Uma das peças mais importantes, o capacete evita lesões graves caso ocorra um acidente. São inúmeros os tipos de capacetes para ciclismo, os mais populares e comuns, são:

  • Capacete urbano - esse modelo possui um custo menor, mas mesmo assim protege muito bem. São ideais para pedais a passeio ou para ir trabalhar;
  • Capacete de Mountain Bike - possui a estrutura mais rígida e melhor resistência para impactos, garantindo um bom desempenho nas pistas, além de possibilitar uma boa ventilação;
  • Capacete Speed - para quem se incomoda com o uso do capacete, o Speed é o modelo mais confortável, pesando aproximadamente 220 gramas, ele é leve, bem ventilado e com boa proteção;
  • Capacete BMX - muito parecido com os capacetes usados no Motocross, esse modelo é voltado para a proteção de grandes quedas em manobras, com proteção extra na frente e na nuca.

Mochila de hidratação

Para não ter sérios problemas, é de extrema importância se hidratar muito bem ao pedalar, as mochilas de hidratação possuem tecido impermeável e reservatórios de água maiores, ideais para passeios mais longos. A mochila também conta com uma mangueira para facilitar o consumo de água durante o exercício.

ciclista com mochila de hidratação nas costas

Dicas 

  • Escolha a bicicleta ideal, verifique o tamanho dos pneus, qual a superfície que você pretende andar (asfalto ou terra) e qual a modalidade  de ciclismo;
  • Coloque adesivos refletores na sua bicicleta e, se possível, a noite use roupas refletivas, facilita que os veículos te vejam no escuro;
  • Use espelhos retrovisores na sua bicicleta, assim como uma buzina para alertar os outros motoristas caso necessário.
  • Sempre esteja preparado, com peças essenciais, para fazer uma manutenção de emergência;
  • Ajuste o selim em uma altura confortável.
ciclista levantando sua bicicleta

Praticar ciclismo é uma atividade que traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, além de juntar amigos e familiares para um exercício em conjunto. 

Cupons de desconto

Iniciar uma nova atividade ou hobby requer um certo investimento, e o ciclismo demanda inúmeras compras: bicicleta, roupas e equipamentos de segurança. Pensando nisso, a Oferta Ideal separou os melhores cupons, das principais lojas de roupas e acessórios de ciclismo, para te ajudar, confira:

Cupom de desconto Kanui

Cupom de desconto Nike

Cupom de desconto Authentic Feet

Cupom de desconto Dafiti

Cupom de desconto Zattini