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Quem gerencia um negócio on-line sabe que é muito difícil superar as barreiras e se destacar no mercado. Conheça um pouco mais sobre como funciona a prova social e quais os benefícios que ela pode trazer.
A prova social expõe opiniões de consumidores reais sobre determinado produto, serviço ou outro, que pode ser entregue através de formulários, comentários em redes sociais, feedbacks, avaliações, vídeos e outros.
Existem muitas formas de usar a prova social, seja em depoimentos de clientes expostos no site, o número de seguidores das redes sociais e áreas para avaliar produtos e serviços.
A prova social traz transparência para o seu negócio, aumenta a credibilidade da empresa, traz autoridade no ramo, aceitação e crescimento.
A prova social trabalha muito com o emocional do usuário, passando uma sensação de confiança e atenção, por isso é tão importante que seja colocada e administrada bem. Além de influenciar o consumidor, acaba também exercendo uma grande influência em quem está do outro lado, já que cada vez mais terá um esforço para prestar o melhor serviço possível e obter avaliações positivas.
Você pode trabalhar com a prova social das seguintes maneiras:
O mercado exige cada vez mais técnicas de alavancar os seus negócios, e a prova social é uma forma super eficaz de validar a sua marca com o público, trazendo confiança e credibilidade.
A prova social é uma técnica muito presente no dia a dia do marketing digital, no entanto, na maioria das vezes acaba passando despercebida. Quantas vezes você já se interessou por um produto ou por um serviço influenciado por comentários positivos e reviews? Pois bem, essa é a prova social agindo.
A prova social expõe opiniões de consumidores reais sobre determinado produto, serviço ou outro, que pode ser entregue através de formulários, comentários em redes sociais, feedbacks, avaliações, vídeos e outros.
Para o marketing digital, a prova social funciona impulsionando a compra de outros consumidores em potencial, a partir de um gatilho mental, que funciona quando um usuário se depara com as avaliações de outros consumidores e, a partir daí, sente confiança em comprar ou contratar algo, já que o medo de ter uma experiência ruim é reduzido. Sendo assim, a prova social estimula as vendas através da persuasão
Existem diversas maneiras de usar a prova social de forma benéfica para o seu negócio. Primeiro, é necessário pontuar quais os seus objetivos, qual a área de maior atuação e onde se concentra o seu público alvo, para, posteriormente, investir em uma técnica de prova social.
Nesse tipo de técnica, você pode selecionar os feedbacks de seus clientes, como fotos, vídeos e comentários e expor no site ou na rede social do seu negócio. É muito útil para empresas que oferecem algum tipo de serviço, como empréstimos, aluguéis, cursos e outros, já que, antes de contratar, o consumidor fica à deriva, sem saber se realmente vale a pena, com depoimentos de outros clientes reais, acaba com o medo de sofrer um golpe ou ter uma má experiência.
Com a crescente influência do Instagram e de outras redes sociais nos últimos tempos, o cuidado na administração dessas páginas se torna primordial. O número de seguidores agem diretamente na boa impressão do consumidor, por isso, é importante investir em publicidade nas redes e aumentar a visibilidade, afim de alcançar cada vez mais público.
Os comentários são os métodos mais eficientes para influenciar o público. O mais comum é quando vamos comprar algum produto e na página de detalhes há a área para avaliar a qualidade, experiência com o vendedor, entrega e funcionamento. Você pode colocar o sistema de estrelas (que é usado), e ainda permitir que os clientes adicionem fotos e vídeos nas avaliações, para deixar mais completo.
A prova social traz inúmeros benefícios ao seu negócio, aumentando as visitas ao site e impulsionando as vendas. Alguns dos benefícios são:
Transparência: quando você expõe os comentários e depoimentos de seus clientes, mostra que não há nada a esconder, trazendo confiança para o potencial consumidor.
Autoridade: ao aumentar a confiança que os consumidores têm com a sua marca, você ganha mais credibilidade com o público, consequentemente, mais pessoas irão indicar o optar pela sua empresa, trazendo autoridade dentro da sua área.
Aceitação: com experiências positivas reais, o nível de aceitação entre os consumidores em relação ao seu produto ou serviço irá aumentar.
Conversão: se todos os pontos anteriores – transparência, autoridade e aceitação – estão indo bem, e com resultados positivos, maior o índice de conversão.
Crescimento: com uma boa administração da prova social, e claro, mantendo a qualidade dos serviços prestados, você irá notar um grande crescimentos nas vendas e acessos.
Quando vamos comprar alguma coisa e vemos comentários negativos, ou até a ausência total de avaliações, pensamos duas vezes e até mesmo desistimos do negócio. Em contrapartida, opiniões favoráveis, com fotos e um bom comentário é o impulso que esperávamos para fechar negócio!
A prova social trabalha muito com o emocional do usuário, passando uma sensação de confiança e atenção, por isso é tão importante que seja colocada e administrada bem. Além de influenciar o consumidor, acaba também exercendo uma grande influência em quem está do outro lado, já que cada vez mais terá um esforço para prestar o melhor serviço possível e obter avaliações positivas.
Empresas têm um grande crescimento depois de introduzir a prova social em suas plataformas, além de aumentar a autoridade no assunto e virar referência naquela área.
O estudo de caso trabalha com cada experiência específica dos clientes, por exemplo, em uma empresa que oferece empréstimos, é possível pegar o caso do cliente desde o começo, colocando as dificuldades enfrentadas antes e como o empréstimo o ajudou a alcançar seus objetivos.
Esse tipo de prova é bem simples, são os comentários que ficam na parte inferior da página, onde os consumidores e usuários fazem comentários rápidos.
Se você busca ser líder na sua área, ter opiniões que possuem autoridade no ramo agregam muito, com parcerias e depoimentos de grandes nomes.
Se você tem um site de vendas, ou prestação de serviços, uma boa opção para dar credibilidade é deixar o número de visitas visível, assim como focar no número de seguidores de suas redes sociais.
O quadro de avaliação é uma área onde os clientes podem classificar os produtos, atendimento ou serviços prestados, dando notas, estrelas, escrevendo comentários, inserindo fotos e vídeos. É muito útil principalmente para vendedores on-line.