Cupom de Desconto Oferta Ideal
Planner: como organizar sua rotina com os queridinhos das papelarias

Compartilhar

Planner: como organizar sua rotina com os queridinhos das papelarias

Sua vida e seus compromissos estão de pernas para o ar? Os planners surgiram para organizar e te ajudar a colocar tudo nos eixos, confira o que são, os tipos e as vantagens de se ter um.

Resumo do Artigo:

O que é um planner?

O planner é o primo da agenda, no entanto, além de marcar os seus compromissos, você tem uma visão geral de como organizar o seu dia a dia, com listas, metas, planejamento financeiro, entre outros.

Diferença entre um planner e uma agenda

Agenda: foco na organização dos compromissos, com foco em datas, e-mails e telefones, além de ser compacta e fácil de carregar.

Planner: mais completo que a agenda, além da organização dos compromissos, ele possui áreas de planejamento pessoal e profissional.

Tipos de planners

Existem diferentes estilos de planners, tais como:

Planner caderno, planner fichário e planner fauxdori.

Além de objetivos específicos, com foco em planejamento anual, mensal, semanal ou diário.

Vantagens de usar um planner

Há inúmeras vantagens em manter um planner por perto, como por exemplo, as ideias não serão perdidas, a produtividade aumentará já que é mais fácil organizar as tarefas e as metas e objetivos se tornarão mais claros.

Começar o ano novo de maneira organizada e planejada é a meta de quase todo mundo, no entanto, quando os compromissos, os gastos e as responsabilidades vão surgindo uma em cima da outra, fica difícil manter essa linha ordenada. É por esse motivo que cada vez mais pessoas estão optando pela utilização de planners físicos (não são agendas, entenda a diferença mais adiante) para anotar metas e planejar eventos, tanto para o uso pessoal, quanto profissional. Se você ainda tem dúvidas sobre adquirir um planner, confira algumas informações básicas a seguir e comece a se planejar!

O que é um planner?

O planner é bem parecido com uma agenda, mas com muito mais possibilidades. Nele, você pode ter uma visão geral de toda a sua vida e o que é relevante naquele momento, contabilizando e planejando sua vida financeira, agendando e detalhando os seus compromissos, estabelecendo metas e mantendo tudo que você precisa para otimizar a sua rotina em um único lugar

página de um planner da Tilibra de 2021, com post its coloridos ao redor

Diferença entre um planner e uma agenda

Apesar de muito parecidos e facilmente confundidos na hora de comprar, existem diferenças importantes entre os dois.

A agenda, já muito comum na vida dos brasileiros, vai “direto ao ponto”, possuindo suas folhas datadas com todos os dias do ano, ideais para uma extensa anotação de compromissos, visitas, eventos, etc. Uma agenda é ótima para:

  • Anotar compromissos;
  • Tomar notas;
  • Anotar números de telefones, e-mails e datas de aniversários;
  • Ter uma opção compacta e fácil de carregar.

O planner já é muito mais abrangente, contendo um grande número de informações de seu dono, com áreas específicas para informações pessoais, listas, gostos, etc. Assim como calendários mais potencializados para passar uma visão mais limpa das anotações, áreas de planejamento financeiro, metas anuais e mensais e muito mais, variando de cada marca e tipo. Um planner é ótimo para:

  • Ter várias informações em uma única ferramenta;
  • Planejamento pessoal e profissional;
  • Personalização de acordo com as necessidades;
  • Organização aperfeiçoada.

Tipos de planners

Como uma ótima ferramenta flexível que é, os planners possuem variedades de tipos, tamanhos e funções. Para começar a entender melhor, existem diferentes tipos de estilos de planners, que podem ser:

Planner caderno 

Muito parecido com uma agenda, no entanto mais completo, geralmente é em espiral e grandinho, mas claro, existem no mercado produtos de todos os tamanhos. Costuma ter uma média de preço um pouco mais salgada do que uma agenda comum, mas, pensando em um investimento a longo prazo, vale muito a pena!

planner da www.tilibra.com.br

Planner fichário

Esse modelo é a cara dos estudantes, principalmente quando se tem a possibilidade de tirar e colocar folhas o quanto quiser e como quiser, levando uma grande liberdade ao seu usuário que pode personalizar a sua maneira. Além disso, costuma ser vendido em um tamanho menor, sendo fácil carregar na mochila, e, para quem adora conteúdo personalizado, ainda tem a opção de baixar as folhas pela internet, aí é só imprimir e acrescentar ao planner.

planner fichário da www.tilibra.com.br

Planner Fauxdori

Uma opção mais barata entre os outros tipos, esse planner é composto por uma capa bem resistente, onde o usuário acrescenta brochuras em seu interior. É um pouco rústico, mas super eficiente e vai ajudar muito a organizar sua vida.

planner fauxdori da www.acraft.com.br

Agora que você já está por dentro dos tipos de planners que existem, é importante conhecer as diferentes funções de cada um, como o anual, mensal e semanal, para cada necessidade diferente! Claro, que muitos planners podem conter todos os citados juntos, se tornando bem completinhos, mas vale a pena conhecer cada um individualmente.

Planner Anual

É o mais usado e o mais conhecido entre os consumidores, podendo te acompanhar o ano todo. Nele, há a possibilidade de se obter um panorama geral de seu planejamento durante o ano todo, inclusive dos dias, meses e semanas.

Planner anual da Tilibra com duas canetas coloridas

Planner Mensal

Neste modelo, os dias do mês possuem mais espaço para anotações, se tornando ideal para quem vai planejar uma festa, por exemplo, e tem muitos compromissos durante o mês que precisam ser anotados e organizados.

planner mensal da capricho, disponível em www.tilibra.com.br

Planner Semanal

Aqui, o planejamento se limita a sete dias. Muito importante para quem deseja otimizar os dias da semana e a tornar mais produtiva.

planner semanal da www.tilibra.com.br

Planner diário

Muito útil para usar no trabalho, por exemplo, onde existem listas de tarefas à serem feitas até o final do dia, para as ordenar por ordem de urgência ou simplesmente para não esquecer de ir ao mercado ou beber água.

planner diário da www.tilibra.com.br

Vantagens de usar um planner

Você já entendeu como funciona, as características e conheceu os diferentes modelos mas ainda continua na dúvida se comprar um planner vai ser de alguma serventia? Confira algumas vantagens em se ter um:

  • Você irá lembrar de todos os compromissos (desde que lembre de anotá-los), com a rotina corrida do dia a dia é normal que nos esqueçamos de muitas coisas, sendo assim, invista em anotar tudo que tem que ser feito, e leia ao final do dia;
  • As grandes ideais não serão perdidas. Sabe quando você está fazendo algo e tem uma grande inspiração? Pegue seu planner e anote!
  • A produtividade aumentará, assim como seu tempo disponível para investir em outras coisas;
  • Suas metas e objetivos estarão sempre disponíveis para acompanhar os avanços e lembrar das motivações.

Cupons de desconto

Organizar a rotina parece muito tentador, e o mercado oferece uma grande quantidade e variedade de planners que combinam com a identidade de cada consumidor. A plataforma da Oferta Ideal disponibiliza cupons de descontos para lojas que trabalham com planners, como a Caderno Inteligente e a Shopee, acesse:

Cupom de desconto Caderno Inteligente

Cupom de desconto Shopee

Não se pode bobear quando o assunto é planejar os pormenores da vida, visando o bem-estar, a gestão de tempo e o sucesso pessoal e profissional. Sendo assim, invista em um planner que lhe agrade e atenda às suas necessidades, pegue o hábito de sempre anotar seus pensamentos e objetivos e, o mais importante, sempre o carregue com você.